Hoje explicaremos sobre o Projeto Maker. O que exatamente é, como os alunos aplicam no seu cotidiano e qual a necessidade desse formato de aprendizado para a construção do conhecimento?
O Movimento Maker é uma extensão tecnológica e técnica da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do-It-Yourself (DIY). O SouMaker consiste em um projeto de educação baseado no aluno como protagonista de seu aprendizado, autor de seus projetos através de ações criativas e lúdicas, fomentando atitudes e valores sociais. Esta cultura moderna tem em sua base a ideia de que pessoas comuns, como eu e você, podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. Essa elaboração de projeto consiste em pesquisas, trocas, experimentos e ações que naturalmente formatam o aprendizado, dando significado ao aluno.
Todos os projetos possuem característica interdisciplinar, ou seja, os conteúdos dos projetos estão diretamente ligados a disciplinas como história, matemática, física, química, filosofia, artes, geografia, entre outras. A linguagem Maker possibilita um enriquecimento dos conteúdos básicos dando fomento ao aprendizado pedagógico e intelectual dos alunos.
Temos no colégio 2 “Maker Labs” com equipamentos de marcenaria, elétrica, artesanato e tecnologia, como placas de arduino, robôs, impressoras 3D, canetas 3D, Plotter e Máquina de corte a laser.
Todo o desenvolvimento do projeto é avaliado aula a aula, de modo a acompanhar o progresso dos alunos, o ganho de conhecimento, os avanços de soluções encontradas e as trocas entre os alunos. Os trabalhos são desenvolvidos em grande parte em grupos, reforçando a ideia de compartilhamento, empatia e liderança.
Durante o período de quarentena e aulas on-line os projetos foram modificados para que os alunos continuassem esse desenvolvimento mesmo em casa.
O projeto Maker instiga a capacidade do aluno em trazer soluções para o dia a dia em que está inserido, capacitando-o no futuro para diversas profissões.
Até breve!
Colégio A. Einstein