O poder do lúdico na formação

ACONTECE #SOUEINSTEIN

  O lúdico é considerado o meio de comunicação mais eficaz com as crianças por se tratar do formato que a criança mais domina, despertando assim o desejo de aprender, a vontade de participar e a alegria da conquista.

Através da atividade lúdica a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico, desenvolve seu potencial cognitivo e, o mais importante, se socializa com o outro.

 O que é o lúdico?

O lúdico é uma metodologia pedagógica que ensina brincando e não possui cobranças, tornando a aprendizagem significativa e de qualidade. 

A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, possibilitando a criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo, desenvolvendo assim seu potencial cognitivo, motor e social.

Como trabalhamos o lúdico na nossa escola?

Trabalhamos o lúdico alinhado ao desenvolvimento das habilidades da BNCC. A ludicidade está presente no dia a dia dos nossos alunos, tornando as aulas mais prazerosas, produtivas e significativas. Temos o hábito de introduzir jogos, brincadeiras, espaços diferenciados, atividades práticas, cozinhas experimentais e experiências. Assim, diversificamos e ampliamos a aprendizagem das crianças direcionando essas atividades de maneira intencional.

O desenvolvimento pelas séries da Educação Infantil:

  • Minimaternal – As crianças do Minimaternal vivem um momento de transição entre o Berçário e a Ed. Infantil,  possuem necessidade de brincadeiras como forma de aprendizagem. Aqui a contação de histórias e os fantoches recebem outra atenção, com atividades de reconhecimento do outro e do “eu”.
  • Maternal – A partir dos 3 anos de idade no Maternal, as crianças desenvolvem habilidades de coordenação motora fina e corporal, com isso as atividades de  rasgaduras, desenhos coloridos e a escrita se tornam mais acessíveis. 
  • Jardim – No Jardim começam as lições de casa, como forma de fixação de conteúdo, atrelado à criação de maquetes mais robustas e representativas do contexto real dos alunos. 
  • Pré – A adaptação para o Fundamental se inicia aqui, as lições de casa são intensificadas. A brincadeira com bingo de letras e números é evidenciada e os jogos simbólicos de profissões ganham representatividade.

O mundo do conhecimento e do desenvolvimento nessa faixa etária é construído degrau por degrau, respeitando as fases e a evolução de cada criança, assim elas irão conquistar sua autonomia e confiança.



Continue nos acompanhando para conhecer cada vez mais sobre o nosso colégio e as novidades da área educacional.

Até breve!

Colégio A. Einstein

Compartilhe!

Categorias:

Ultimos Posts: