ACONTECE #SOUEINSTEIN
Como já falamos anteriormente, aqui no Colégio A. Einstein utilizamos as metodologias ativas como ferramenta de desenvolvimento, assim o aluno se torna o protagonista do seu aprendizado, e aprende através de suas experiências e trocas.
Entre as metodologias ativas mais utilizadas, a chamada PBL é a que mais propicia esta vivência. Mas afinal do que se trata o PBL?
PBL é a abreviação em inglês para “Problem-Based Learning” ou Aprendizagem Baseada em Problemas, que propõe a atividade prática como ferramenta. Ao invés de explicar todos os detalhes de uma atividade, o aluno é convidado a participar de ações reais para o desenvolvimento da competência a ser trabalhada.
Você pode estar pensando, mas como usar o PBL da Educação Infantil até o Ensino Médio? Vamos dar exemplos práticos de atividades já realizadas aqui no colégio, assim você entenderá que é bem simples adaptar o PBL para todas as idades:
PBL para a Educação Infantil – Projeto Germinação
O aluno foi convidado a realizar seu próprio plantio, utilizando diversos grãos para criar um comparativo.
Usando desenhos, o aluno registrou as mudanças e as intervenções do meio, como disponibilidade de água, temperatura, luz e etc.
Objetivos: No final do projeto o aluno compara os diferentes grãos, as situações adversas encontradas e, através da experimentação e análise, cria relações entre as ações e consequências. O objetivo do projeto não é o sucesso da germinação, mas o aprendizado adquirido no caminho, sendo que a frustração faz parte deste processo.
PBL para o Ensino Médio – Projeto Geopolítica
Nesse projeto foi solicitado a observação do cenário geopolítico dentro do tema específico: aquisição de vacinas para a Covid-19, contando que o EUA possui quantidade suficiente de vacinas para imunizar 3 vezes a sua população.
Dentro deste cenário, os alunos puderam observar diariamente através de notícias em jornais, tv e internet os comportamentos da imunização pelo mundo e diagnosticar as influências econômicas no combate ao vírus.
Objetivos: Causar a reflexão através da criação de novas perguntas e contestações. Estimular a análise, reflexão e argumentação com base em fatos, números e experiências.
Estes estudos, através de situações reais, proporcionam uma familiaridade ao aluno, focando no significado daquele aprendizado, e como isso afeta sua vida direta ou indiretamente.
Logo, o trabalho com o PBL é prático, estimulante e capacita o aluno a vivenciar problemas e soluções reais.
Desta forma, aqui no Colégio A. Einstein formamos um cidadão mais politizado, crítico e certo de seu papel no mundo!
Continue nos acompanhando para conhecer cada vez mais sobre o nosso colégio, novidades e dicas da área educacional.
Até breve!
Colégio A. Einstein