O que significa “PBL – Aprendizagem Baseada em Problemas”?

ACONTECE #SOUEINSTEIN

Como já falamos anteriormente, aqui no Colégio A. Einstein utilizamos as metodologias ativas como ferramenta de desenvolvimento, assim o aluno se torna o protagonista do seu aprendizado, e aprende através de suas experiências e trocas.

Entre as metodologias ativas mais utilizadas, a chamada PBL é a que mais propicia esta vivência. Mas afinal do que se trata o PBL?

PBL é a abreviação em inglês para “Problem-Based Learning” ou Aprendizagem Baseada em Problemas, que propõe a atividade prática como ferramenta. Ao invés de explicar todos os detalhes de uma atividade, o aluno é convidado a participar de ações reais para o desenvolvimento da competência a ser trabalhada.

Você pode estar pensando, mas como usar o PBL da Educação Infantil até o Ensino Médio? Vamos dar exemplos práticos de atividades já realizadas aqui no colégio, assim você entenderá que é bem simples adaptar o PBL para todas as idades:

PBL para a Educação Infantil  – Projeto Germinação

O aluno foi convidado a realizar seu próprio plantio, utilizando diversos grãos para criar um comparativo. 

Usando desenhos, o aluno registrou as mudanças e as intervenções do meio, como disponibilidade de água, temperatura, luz e etc.

Objetivos: No final do projeto o aluno compara os diferentes grãos, as situações adversas encontradas e, através da experimentação e análise, cria relações entre as ações e consequências. O objetivo do projeto não é o sucesso da germinação, mas o aprendizado adquirido no caminho, sendo que a frustração faz parte deste processo.

PBL para o Ensino Médio – Projeto Geopolítica

Nesse projeto foi solicitado a observação do cenário geopolítico dentro do tema específico: aquisição de vacinas para a Covid-19, contando que o EUA possui quantidade suficiente de vacinas para imunizar 3 vezes a sua população. 

Dentro deste cenário, os alunos puderam observar diariamente através de notícias em jornais, tv e internet os comportamentos da imunização pelo mundo e diagnosticar as influências econômicas no combate ao vírus. 

Objetivos: Causar a reflexão através da criação de novas perguntas e contestações. Estimular a análise, reflexão e argumentação com base em fatos, números e experiências.

Estes estudos, através de situações reais, proporcionam uma familiaridade ao aluno, focando no significado daquele aprendizado, e como isso afeta sua vida direta ou indiretamente.

Logo, o trabalho com o PBL é prático, estimulante e capacita o aluno a vivenciar problemas e soluções reais.

Desta forma, aqui no Colégio A. Einstein formamos um cidadão mais politizado, crítico e certo de seu papel no mundo! 

Continue nos acompanhando para conhecer cada vez mais sobre o nosso colégio, novidades e dicas da área educacional.

Até breve!

Colégio A. Einstein

Compartilhe!

Categorias:

Ultimos Posts: