Os alunos do Colégio A. Einstein desde muito pequenos aprendem a lidar positivamente com seus recursos financeiros através de projetos e aulas de Educação Financeira. A Educação Financeira busca a mudança de comportamento em relação ao uso do dinheiro e orienta a administração dos recursos financeiros com o objetivo de realizar sonhos.
Mas, por que ter aula de educação financeira para as crianças?
Enxergamos que a formação de cidadãos responsáveis e ativos na sociedade inicia-se na infância e se estende pela adolescência. O consumo consciente e a realização de sonhos devem fazer parte da vida das crianças para alavancar sucessos futuros.
Como são essas aulas?
Os alunos de 1° ao 5° ano do Fundamental I semanalmente são incentivados através de quatro pilares: D de Diagnosticar, S de Sonhar, O de Orçar e P de Poupar, a criar o hábito de pensar para saber gastar, avaliar a necessidade, fazer cálculos e ter atenção ao receber o troco, entre outras ações.
Habilidades cognitivas e socioemocionais
Além de aprender propriamente sobre os recursos financeiros e aumentar a capacidade de controlar os seus gastos, as aulas alcançam diversos outros objetivos com os alunos, como:
- Autoconfiança;
- Diminuição da ansiedade;
- Geração de recursos;
- Criação de um planejamento de vida;
- Incentivo ao empreendedorismo.
Dica: Incentivo da família nas práticas de consumo consciente
Faça uma lista de compras ao levar a criança para o mercado, assim eles associam a lista às necessidades de consumo básico. Caso não queira comprar algo que pedem e não tenha utilidade, basta ser claro e dizer que não está na lista.